FANDOM

Sentidos Especiais (1 ou mais pontos) Edit

Você tem sentidos muito mais aguçados que os humanos normais. Para cada ponto gasto nesta vantagem, escolha três sentidos especiais da lista abaixo:

• Audição Aguçada: você pode ouvir sons muito baixos ou muito distantes.

• Detecção: você tem a capacidade de notar a presença de certas energias como magia, eletricidade, radiação, espíritos e etc (escolha uma ao comprar). Cada detecção é um sentido especial diferente.

• Elo Animal: você pode usar seus sentidos através de um Aliado ou Familiar.

• Faro Aguçado: você tem sensores químicos capazes de farejar tão bem quanto um perdigueiro.

• Infravisão: você pode ver o calor das coisas. Pode encontrar facilmente criaturas de sangue quente (seres humanos e muitos animais). Você também pode enxergar no escuro, mas apenas quando não há fontes de calor intenso por perto (chamas, fogueiras, disparos de armas de fogo...).

• Percepção Extra-sensorial (PES): você pode projetar seus sentidos para um ponto específico. A distância máxima desse ponto depende do alcance do seu Poder de Fogo. Você pode ver, ouvir e perceber a partir do ponto escolhido, como se estivesse lá.

• Radar: você pode ver na escuridão total e também perceber tudo à sua volta, formas e objetos (mas não cores), mesmo de costas ou olhos vendados.

• Rádio: você consegue “ouvir” frequências de rádio, como AM, FM, televisão, celular, internet... Este poder também permite que você capte qualquer comunicação baseada em ondas de rádio.

• Senso de Direção: você sempre sabe para que lado fica o norte e consegue voltar por qualquer caminho que tenha feito, mesmo em masmorras ou complexos subterrâneos labirínticos.

• Sentido Blindado: você escolhe um dos sentidos especiais que já possua para nunca ser prejudicado (como a magia Cegueira). Pode ser comprado mais de uma vez.

• Sentido de Distância: você pode se localizar como se estivesse se vendo em um mapa podendo assim dizer distâncias exatas de um ponto a outro.

• Sentido do Perigo: você nunca pode ser surpreendido, sempre sentindo a aproximação de alguém.

• Sentido Temporal: você sempre sabe a hora exata. Você funciona como um relógio, podendo contar dias, horas, minutos, segundos, décimos de segundos, milésimos de segundos e etc.

• Sonar: você emite sinais que só ouvidos bem apurados podem captar. Você consegue propagar sua voz em um volume tão baixo que fica inaudível aos ouvidos normais, podendo ser captado apenas por personagens com Audição Aguçada ou outros personagens com Sonar.

• Tato Aguçado: você pode sentir variações de temperatura, pressão, vibrações e a localização de qualquer coisa que esteja se movendo em contato com a superfície que está tocando.

• Transmissão: você pode permitir que outra pessoa veja/ouça/sinta o que seus sentidos também estão vendo/ouvindo/sentindo. Para ativar essa transmissão você precisa tocar na pessoa escolhida ou ter algum tipo de transmissor com vocês. Você também pode projetar seus sentidos em monitores, bolas de cristal e assim por diante, para que outras pessoas também possam ver o que você está vendo.

• Ver o Invisível: você pode ver coisas invisíveis. A vantagem e a magia Invisibilidade são inúteis contra você (Radar, Infravisão e outros Sentidos Especiais não servem para ver coisas invisíveis).

• Visão 360°: você consegue enxergar totalmente ao seu redor, mesmo suas costas, acima ou abaixo de seus olhos.

• Visão Aguçada: você consegue enxergar com detalhes pequenas sutilezas de cor, textura e foco, permitindo identificar um código de barras de um equipamento a dez metros de distância ou descrever com precisão as cores de detalhes físicos de uma pessoa, mesmo debaixo de chuva ou neblina forte. Podem ver no escuro com perfeição, mas não na escuridão total devendo existir uma iluminação mínima, por menor que seja.

• Visão Bifurcada: você pode focar seus olhos em direções diferentes, como a visão dos camaleões.

• Visão Fotópica: seus olhos não se ofuscam com fortes luzes, sempre ajustando a sensibilidade de luz para poder enxergar normalmente.

• Visão Ladina: você consegue detectar portas secretas, baús, armadilhas, escritas secretas e etc. Caso o mestre exija um teste para encontrá-las, você recebe um bônus de +2 nesse teste.       

• Visão Microscópica: você consegue enxergar coisas minúsculas, como grãos de areia, células e até mesmo DNA ou partículas atômicas.

• Visão Noturna: você enxerga normalmente durante a noite ou no meio da escuridão, mas em preto e branco.

• Visão de Raio X: você pode ver através de portas e paredes, exceto aquelas feitas de chumbo, ou outros materiais muito densos ou mágicos.

• Visão Telescópica: você pode enxergar a distâncias incríveis, podendo enxergar perfeitamente á quilômetros de distância com nitidez recebendo +1 na Habilidade para teste de Pontaria.

Algumas criaturas têm um ou mais Sentidos Especiais sem possuir necessariamente a vantagem, nem gastar pontos. Por exemplo, um anão tem visão noturna, mas não tem quaisquer outros dois sentidos como se tivesse gasto 1 ponto na vantagem.