FANDOM

Maldição (–1 ou –2 pontos) Edit

Você foi vítima de uma maldição que o perturba todos os dias. Nada que você possa fazer vai acabar com essa sina, sempre ela voltará de alguma maneira. A Maldição pode ser inventada pelo jogador, mas sua natureza e efeito exatos serão decididos pelo mestre.

• Suave (–1 ponto): mais irritante ou constrangedora que qualquer outra coisa, esta Maldição traz problemas, mas nunca provoca nenhuma penalidade. Exemplos:

- Alergia ao Sexo Oposto: Você não consegue interagir (falar) com pessoas ou criaturas de sexo oposto durante muito tempo. Após um minuto você deve fazer um teste de R–1, se falhar, terá ânsias e vai expelir tudo que tinha no estômago, possivelmente em cima da coitada(o) com quem estava falando.

- Água Corrente: Por algum motivo sobrenatural, você não consegue atravessar rios, mesmo havendo uma ponte. A água corrente cria uma parede invisível e intransponível. Mesmo sedo carregado, seu corpo “trava” em pleno ar, e não atravessa o rio.

- Amor dos Animais: Ao contrário da anterior, os animais amam você. Eles amam, mas NÃO obedecem, não deixando você em paz, seguem você para onde quer que vá. A todo momento você será seguido por cães, terá gatos se esfregando em suas pernas, pássaros sobre os ombros... e, ocasionalmente, um dragão ou ogre decidirá criá-lo como um filhote.

- Amor e Ódio: Você foi condenado a amar alguém ou alguma coisa que nunca será sua, ou odiar alguém/alguma coisa que nunca será capaz de destruir, ou AS DUAS COISAS (“O Paladino é importante, eu o amo!”). É o mesmo que uma Devoção.

- Careca: Sim, é uma Maldição. Você perdeu todo o seu cabelo e nunca poderá recuperá-lo (por exemplo, se você tem a forma de um urso peludo e com isso perde todo o pelo) causando um efeito parecido a monstruoso.

- Comando Irresistível: Existe uma ordem, um comando simples, que você nunca pode deixar de cumprir quando alguém diz. Por exemplo, ao ouvir a palavra “senta”, você interrompe o que estiver fazendo e senta imediatamente, sem direito a testes para resistir. Comandos típicos podem ser “corra”, “pare”, “lute”. O efeito dura uma apenas 1 rodada, no turno seguinte você pode voltar a agir normalmente, desde que não ouça de novo o comando. Esta é uma Maldição de 0 pontos caso o comando funcione quando dito apenas por uma pessoa específica ou –1 ponto caso QUALQUER pessoa possa dizer o comando e fazê-lo obedecer.

- Complexo de Gênio: Caso uma pessoa diga uma palavra secreta (geralmente será seu nome de trás para a frente), você será compelido a atender um desejo para essa pessoa, dentro de suas capacidades, sendo algo que você possa fazer em pelo menos dez minutos (não vale pedir para partir em uma grande jornada, por exemplo). Você atende apenas pedidos que não colocam você em risco (por exemplo, você não cessará de lutar ou se deixará atacar).

- Coração Confuso: Emocionalmente, você reage de forma contrária a tudo. Uma magia Pânico enche você de coragem, enquanto uma Marcha da Coragem faz você fugir. Você espanca as pessoas que ama e se apaixona por pessoas que querem matá-lo. Olha, esta Maldição é muito mais comum do que se pensa...

- Crescimento de Pelos: Seu cabelo e barba crescem rápido demais, chegando a crescer 1m a cada 12 horas. Se você não apará-los, vai se atrapalhar um bocado.

- Descontrole Amoroso: Você cai de amores por QUALQUER criatura atraente de sexo oposto (ou seja, quase TODO MUNDO em histórias de anime e mangá...). Vítima de uma paixão avassaladora, você ignora quaisquer outros valores (exceto outras Desvantagens, como um Código de Honra) para conquistar seu “amor”. Você dirá qualquer coisa, contará segredos, entregará presentes e fará tudo para arrancar um sorriso de sua paixão descontrolada não importa se você é bem-sucedido ou não. É o mesmo que uma Devoção (agradar à pessoa amada), mas em geral ela cessa minutos depois que a pessoa se afasta e recomeça cada vez que você conhece outra pessoa atraente.

- Descontrole Intestinal: Diante de determinada condição (por exemplo, quando você fica nervoso, quando vê um peixe, quando chove...), você é atacado por uma misteriosa e violenta diarreia, exigindo um teste de Resistência por turno até chegar a um banheiro, para não borrar-se todo. Caso aconteça, você não será incomodado novamente pela Maldição durante as próximas 1d dias.

- Dislexia: Você não consegue ler e escrever, mesmo que soubesse fazer isso antes da Maldição. Será um problema muito mais sério para magos que não poderão mais ler seus grimórios.

- Efeito Reflexo: Ao ouvir ou ver um sinal específico, digamos o som de uma sineta, você será compelido a fazer algo como recitar e dançar o “Poema da Chaleirinha”, jogar-se no chão, gargalhar, dormir ou coisa assim. É como ser Insano Compulsivo, mas a compulsão ocorre quando o sinal acontece.

- Emoção Climática: Seu estado de espírito sempre muda de acordo com o clima, ficando entusiasmado em dias de sol, deprimido em dias nublados, furioso em tempestades e assim por diante. É o mesmo que Maníaco/Depressivo, Distraído e outras insanidades, mas muda com o tempo.

- Glutonia: Você está sempre com fome e nunca fica satisfeito, não importa o quanto coma. Você sofre um redutor de –1 em todas as suas Características se ficar mais de três horas sem comer.  Você nunca consegue guardar comida, sempre que começa a comer, não pode parar voluntariamente até acabar com tudo, mesmo que esteja em um supermercado. Não, você não pode digerir coisas não-comestíveis.

- Guia Enrolado: Ao contrário de Nenhum Senso de Direção, você sempre sabe o caminho para chegar a qualquer lugar, por mais obscuro e desconhecido que seja.  No entanto, o caminho que você conhece será SEMPRE o mais longo e perigoso possível. Em alguns casos, esta Maldição pode ser vantajosa (“Você acha que devemos seguir por ali? Certo, então vamos por AQUI!”).

- Ímã do Sexo Oposto: Sim, isso é uma maldição. Você não tem certeza, mas talvez sua cara de “Mamãe-quero-colo” o torna irresistível a qualquer pessoa do sexo oposto (ou até do mesmo sexo), principalmente quando suas pretendentes podem variar desde garotas de colégio a vilãs galácticas ou magas demoníacas superpoderosas e elas começam a lutar entre si para conquistar seu amor, não raras vezes explodindo você por acidente...

- Maldição da Mentira: Você nunca consegue dizer a verdade e até mesmo acredita nas próprias mentiras. Pessoas conhecidas acabam se acostumando e reagindo ao contrário do que você diz. Caso você tenha o Código de Honra da Honestidade e receba esta Maldição, nunca mais poderá dizer coisa alguma até livrar-se de um dos dois problemas.

- Maldição da Verdade: Você só consegue dizer a verdade. Não consegue mentir em nenhuma hipótese, mesmo quando isso coloca sua vida em risco.

- Marca do Mentiroso: Quando você mente, algum efeito óbvio denuncia o fato. Um trovão soa ao longe, um pássaro morto cai do céu ao seu lado, você gagueja, seu nariz cresce...

- Memória Recente: Você não consegue lembrar de nada ocorrido há mais de cinco minutos, exceto coisas que aconteceram antes da Maldição. Você sabe seu nome, idade e origem, mas esquece de pessoas que conheceu, coisas que ouviu, ou qualquer coisa após a maldição.

- Mil Caras: Sempre que você vai dormir, desperta com uma aparência totalmente diferente. Muda a cor da pele, olhos, cabelos, altura, peso, sexo, mas nunca a raça ou espécie (se você é humano, sua aparência sempre será humana).

- Mudança de Personalidade: Sempre que você faz alguma coisa específica (como olhar-se no espelho) ou acontece certo fenômeno (como chover), você muda totalmente de personalidade. Uma pessoa bondosa se tornará má e vice-versa. Se for Insano ou tiver Códigos de Honra, vai passar a agir de forma totalmente contrária a estas Desvantagens, até que o ato ou evento ocorra novamente. Você nunca realizará esse ato voluntariamente, pois não deseja mudar.

- Nenhum Senso de Direção: Você nunca consegue chegar aonde deseja, exceto por puro acaso (1 em 1d), mesmo que esteja a dez metros do lugar e COM ALGUÉM INDICANDO O CAMINHO, você só consegue se orientar quando anda em grupo (e é melhor não se afastar dos colegas...).

- Ódio das Máquinas: Construtos não gostam de você e você sobre uma penalização de –2 em quaisquer Perícias que envolvem máquinas.

- Ódio do Sexo Oposto: Você é repulsivo para alguém do sexo oposto. É como ser Monstruoso e ter Má Fama ao mesmo tempo, mas apenas para membros do sexo oposto. Sua atitude com relação a você será sempre de nojo, medo, asco e até violência, se você não se afastar o máximo possível.

- Ódio dos Animais: Por algum motivo, qualquer tipo de animal irracional simplesmente NÃO gosta de você. Vale desde insetos até bichos grandes, incluindo monstros, impondo uma penalização de –3 em testes com a Perícia Animais.

- Onomatopaico: Você não consegue falar sem imitar efeitos sonoros das coisas que está dizendo de uma forma que fica muito difícil entender. (“Então aquele KRAASH veio e SHAFHUM pra cima do NHOOM e depois FANHOM tudo!”)

- Permissão de Entrada: Você não pode entrar voluntariamente em nenhum lugar sem permissão do dono e isso será um grande problema no dia de invadir a torre do mago maligno...

- Podia ser Pior: Você é um otimista e sempre vê o lado bom das coisas, infelizmente o universo conspira contra seu ponto de vista e tudo acontece ao contrário do que você diz. Quando você menciona “veja o lado bom, podia estar chovendo”, uma chuva torrencial cai no mesmo instante. Então tenha cuidado sempre que diz “podia ser pior”.

- Reflexo Distorcido: Similar à Sem Reflexo, mas em espelhos e outras superfícies refletoras você terá uma aparência monstruosa, diabólica. Pessoas que percebam sua condição podem acreditar que você é um vampiro, fantasma, demônio ou algo assim.

- Sem Memória: O contrário de Memória Recente. Embora ainda saiba andar, falar e tudo o mais, você não se lembra de mais nada que tenha acontecido antes da Maldição, como seu nome, seus pais, local de origem, seus poderes.

- Sem Reflexo: Sua imagem não aparece em espelhos ou qualquer outro tipo de superfície reflexiva. Você não poderá ser filmado, fotografado ou mesmo pintado (a pintura vai simplesmente desvanecer em algumas horas).  Pessoas que percebam sua condição podem acreditar que você é um vampiro, fantasma ou algo assim.

- Sem Sombra: Por alguma razão você perdeu sua sombra, o que é como perder parte de você mesmo. Qualquer teste de Perícia envolvendo pessoas sofre um redutor de –1 e as pessoas desconfiam que você seja um demônio, vampiro ou coisa assim.

- Sempre Atrasado: Por acaso do destino ou conjunção cósmica, você NUNCA chega na hora para qualquer compromisso marcado, mesmo que seja na casa ao lado. Algum problema ou contratempo sempre surgirá para atrapalhar. Você também sofre uma penalidade de –1 em sua iniciativa porque alguma coisa sempre acontece quando uma luta começa.

- Soluço Descontrolado: Você soluça o tempo todo. Caso seja um mago, deve ser bem-sucedido em um teste de Habilidade antes de conseguir lançar uma magia. Qualquer teste de Perícia envolvendo pessoas sofre um redutor de –1.

- Troca de Sexo: Quando molhado com água fria você muda de sexo, voltando ao normal apenas quando molhado com água quente.

- Vocabulário Limitado: Sua voz foi afetada por esta Maldição e agora ao invés de pronunciar frases complexas, você só consegue conjugá-las com uma ou no máximo duas palavras.

• Grave (–2 pontos): algo que coloca sua vida em risco alterando seus pontos e características.

- Complexo de Gênio: Caso uma pessoa diga uma palavra secreta (geralmente será seu nome de trás para a frente), você será compelido a atender um desejo para essa pessoa, dentro de suas capacidades. O desejo deve ser algo que você possa fazer em pelo menos dez minutos (não vale pedir para partir em uma grande jornada, por exemplo) atendendo até mesmo pedidos para pular em um abismo, bater a cabeça na parede e coisas do tipo. Você nunca atenderá um desejo que vai contra um Código de Honra e atenderá apenas um desejo para cada pessoa.

- Intolerância a Fenômenos que Repelem Monstros: Você não suporta a visão ou presença de certos fenômenos naturais da mesma forma que alguns vampiros, demônios e demônios (talvez você SEJA um). Podem ser luz do sol, água corrente, lugares sagrados... Você precisa ser bem-sucedido em testes de Resistência –1 para permanecer no lugar e perde 1 PV por turno enquanto ficar no local. Esse dano não pode ser curado com Regeneração e outras Vantagens.

- Intolerância a Objetos que Repelem Monstros: Você não suporta a visão ou presença de certas coisas da mesma forma que alguns vampiros, demônios e demônios (talvez você SEJA um). Podem ser símbolos sagrados de qualquer tipo (como cruzes ou bíblias), alho, objetos de prata... Você precisa ser bem-sucedido em testes de Resistência –1 para permanecer no lugar e sofre dano igual à sua própria Força caso toque, seja tocado ou atacado com esse objeto. Esse dano ignora sua Armadura.

- Magia Limitada: Você precisa gastar duas vezes mais Pontos de Magia para ativar seus poderes, magias ou Vantagens.

- Mil Caras: Sempre que você vai dormir, desperta com uma aparência totalmente diferente. Mudam a cor da pele, olhos, cabelos, altura, peso, sexo, até mesmo raça, podendo aleatoriamente despertar como um Elfo, Goblin, Morto-Vivo, Construto... a aparência não muda suas Características, mas você recebe todos os benefícios e fraquezas da nova forma (então, quando você despertar como um Meio-Dragão, aproveite).

- Ódio dos Animais: Por algum motivo, TODO o reino animal NÃO gosta de você e o vê como inimigo. Vale desde insetos até bichos grandes, incluindo monstros.

- Possessão de Parte do Corpo: Uma parte de seu corpo tem vontade própria, independente da sua, por estar sendo controlada por um espírito invasor ou outra razão. Da mesma forma que Assombrado, existe 50% de chance de que, em situações de combate ou tensão, a parte possuída decida agir de forma contrária, atrapalhando seus movimentos (redutor –1 na Habilidade para uma mão ou perna e redutor –3 na Habilidade para metade do corpo). Isso sem mencionar quando sua mão decide roubar uma carteira, socar um guarda ou bolinar a garota ao lado...

- Recuperação Parcial: Você leva duas vezes mais tempo para recuperar Pontos de Vida, Pontos de Fadiga e Pontos de Magia. Além disso, magias, itens e poderes restauram apenas metade dos PVs, PFs e PMs que deveriam.

- Transformação em Animal: Quando molhado com água fria você se torna um animal ou criatura qualquer, à escolha do Mestre. Você acaba se transformando em um gato, pato, porquinho ou coisa assim, todas as suas Características (exceto uma) caem para 0. A transformação é revertida com água quente.

- Velhice Acelerada: Você envelhece dez vezes mais rápido que o normal para sua espécie (sendo humano, será quase um ano por mês), o que deve reduzir drasticamente seu tempo de vida caso uma cura não seja encontrada logo.

- Vigor Limitado: Você precisa gastar duas vezes mais Pontos de Fadiga para ativar seus poderes ou Vantagens.

- Fragilidade: Esta Maldição deixou seu corpo frágil. Você sempre sofre 2PVs de dano extras sempre que recebe algum ferimento.

Uma Maldição pode ser removida com a magia Cura de Maldição, lançada por um clérigo poderoso o bastante. No entanto, é quase certo que ele vai exigir algum tipo de compensação por esse grande serviço, seja em dinheiro, seja na forma de uma missão. Em mundos medievais e outras culturas primitivas, ser deficiente ou insano é o mesmo que ser amaldiçoado. Por esse motivo, em termos de jogo apenas, uma Deficiência Física ou Insanidade é o mesmo que uma Maldição. Um mago maligno pode rogar uma magia de Maldição das Trevas para torná-lo cego e mais tarde você pode recorrer a uma Cura de Maldição para recobrar a visão. A decisão de usar deficiências físicas e mentais como Maldições pertence ao mestre, no entanto uma Maldição de anime e mangá muitas vezes é cômica, bem-humorada, enquanto uma deficiência possivelmente não será. Tenha cuidado para não acabar ofendendo ou magoando alguém.